07 novembro, 2011

Resenha A Garota da Capa Vermelha

A Garota da Capa Vermelha foi escrito por Sarah Blakley-Cartwright, baseado no roteiro do filme de David Leslie Johnson. Editora iD, 339 páginas.

O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo?
___________________

Valerie é a garota esquisita do vilarejo. Não é graciosa e gentil como sua irmã mais velha Lucie, vive subida em árvores, adora correr, e já viu com seus próprios olhos a maior fera que habita a floresta... o Lobo.

A época da lua de sangue - quatro noites de lua vermelha em que o Lobo aparece para receber o sacrifício - chegou, e vários lenhadores de vários outros vilarejos vieram ajudar na colheita. Entre eles, Peter, o antigo amigo de Valerie que fugiu com o pai quando os perseguiram.

Valerie e Peter sempre foram amigos, se entendiam como se tivessem uma conexão especial que só ambos compartilhassem, onde um compreendia o outro, suas mais diferentes ações. Eles eram iguais.


No filme, Amanda Seyfriend
como Valerie

E agora Peter estava de volta. Enquanto Lucie e suas amigas - Roxanne, Prudence e Rose - só tinham olhos para Henry, lindo o ferreiro, Valerie só conseguia pensar em no seu antigo amigo, se é que eles ainda eram amigos. Peter, porém, não era bem visto pelos moradores.

Na colheita, os lenhadores ficam acampados com algumas mulheres que ajudam no trabalho. De um lado do rio, os homens, no outo, as mulheres. Mas, na primeira noite, Valerie, Rose, Prudence, Roxanne e Lucie fogem para a margem oposta, e Valerie se encontra com Peter, na floresta ao lado. Então, um par de olhos aparece. É o Lobo. Todos fogem para o outro lado do rio em barcos, e Valerie não vê a irmã. Mas uma de suas amigas a tranquiliza dizendo que ela está em outro barco.

No dia seguinte, Peter pede para Valerie fugir com ele. Ela aceita, pois descobrira que estava compremetida com Henry - mas não sentia nada por ele. Eles estão quase saindo quando as quatro badaladas do sino da igreja.

"Blein...
Blein...
Blein.
O terceiro toque dos sinos na igreja pairava no ar, e tudo ficou imóvel. Alguém na aldeia havia morrido. Valerie gelou.
Blein.
Um quarto toque rompeu o silêncio. O mundo se abriu, expondo o interior cru.
Valerie e Peter entrolharam-se confusos, em seguida, caíram em si horrorizados.
O quarto toque só podia significar uma coisa: ataque do Lobo."

Então Valerie descobre que quem morreu foi sua irmã Lucie - o corpo dilacerado e as roupas rasgadas. O Lobo havia atacado e quebrado o pacto.

Então, Father Auguste recorre a Father Solomon - não fui com a cara dele desde o início! - um caçador de lobisomens que dá a pior notícia de todas: o Lobo é um dos moradores da aldeia.

Eu não cheguei a assistir o filme, mas o livro tem um aprofundamente muito bom - as cenas são muito bem descritas, as falas e as expressões, sempre dando ênfase ao sobrenatural e ao mistério. Constrastes e cores são ressaltados maravilhosamente, de um jeito que prende mesmo. Valerie é forte e dona de si, e adimirava a irmã Lucie.

À medida que o livro decorre, você começa a se perguntar quem é de verdade o Lobo - Henry? Peter? O pai de Valerie, Cesaire, ou a Avó(sim, eu cheguei a suspeitar dela!)? Todos tem culpa suficiente no cartório para desconfiarem deles. E esse é o problema do livro: no final, não fica explicado QUEM É O LOBO. O mistério continua até a última frasezinha! E depois, na página seguinte aparece:

Será este
o verdadeiro final
da história de Valerie?

Visite


e descubra!


 
PS.
Caso algum erro ortográfico, desculpe! O botão de correção não funcionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...