04 janeiro, 2012

Retrospectiva literária 2011 [#2]

Feliz 2012! E prometo que este ano vou tentar participar mais do blog. Sei que faz tempo que não posto nada, e a Natália fez tanta propaganda da retrospectiva que resolvi fazer a minha também.



RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2011

Livro infanto-juvenil que mais gostei: Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas
Amei os dois! A narrativa alterna entre ação, romance e calmaria. O melhor desses livros, é que consegui me sentir na pele da personagem. Senti o que ela sentia, ficava com medo por ela... É isso o que mais gosto nos livros. Sem contar as reviravoltas que ninguém esperava.

Aventura que me tirou o fôlego: O Heroi Perdido e Jogos Vorazes
São livros completamente diferentes, mas gostei dos dois. De um lado, Jogos Vorazes tem aquela narrativa que não te deixa desgrudar os olhos do livro e te faz querer saber o que mais a Katniss tem que passar. Do outro, O Heroi Perdido te faz querer saber o que fez Jason perder a memória e como Piper irá salvar seu pai.


Terror que não me deixou dormir: A Vidente
Não me deixou sem dormir, mas é o mais próximo que eu li de um terror. Mãos saindo de covas rasas, visões de pessoas mortas acenando na janela... Credo. Pelo menos tinha um pouco de romance para amenizar o terror. Mas é um bom livro.

O suspense mais eletrizante: A Mão Esquerda de Deus
Não sei se posso considerá-lo um suspense, mas acho que sim. Perguntas não respondidas, reviravoltas... Tudo o que precisava para me deixar grudada no livro.

O romance que me fez suspirar: Muito Mais que uma Princesa
Eu li ano passado, então tecnicamente não conta. Mas eu dei uma relida e, de todos os romances que li, esse foi o melhor de todos. Momentos quentes de de muito amor me fizeram suspirar muito e torcer para que o romance de Lucia e Sir Ian.

A saga que me conquistou: Crônicas do Mundo Emerso
Peguei o primeiro livro só para ver como era e me encantei! A única semi-elfo que resta lutando para entrar na guerra, magos, o Mundo Submerso, buscas incansáveis, descobertas impressionantes, amizades, amores correspondidos ou não e por aí vai. Agora estou para ler o primeiro livro de Guerras do Mundo Emerso, trilogia que dá sequência à Crônicas do Mundo Emerso.

Clássico que me marcou: ?
Li apenas um clássico esse ano e apenas porque fui obrigada ( trabalho de aula). Não foi uma leitura muito animadora, já que o livro escolhido era O Noviço.
O livro que me fez refletir: A Mão Esquerda de Deus
Foi um livro bem surpreendente. As reflexões de IdrisPukke me deram muito o que pensar  e são para se levar para o resto da vida.

O melhor livro juvenil não sobrenatural: Garotas da Rua Beacon
É um ótimo livro, apesar de eu preferir o sobrenatural. Me identifico muito com a Charlotte, que gosta de ler e é tímida. E o que elas passam me faz pensar que também poderia acontecer comigo, o que me faz sentir mais vontade de ler.

O livro que me decepcionou: O Arcano Nove ( série A Mediadora)
Eu li o primeiro bem empolgada, mas o segundo não me atraiu muito. Gosto muito da escrita da Meg Cabot, só que faltou alguma coisa. Tiveram algumas partes em que eu me perdi, pois não sabia se era no presente ou no passado. Então parei na metade e talvez um dia eu tente ler de novo

O livro que me surpreendeu: A Mão Esquerda de Deus
Dá para ver que amei esse livro! No começo achei que ele ia se passar todo no Santuário e que eu ia enjoar logo. Mas não. A cada página eu me surpreendia mais e mais. Nem imaginava que teria romance, reflexões, surpresas e tudo mais. Mal posso esperar para ler a continuação!!

A frase que não saiu da minha cabeça: Tem uma que até agora me faz pensar muito. O que o Jace falou para a Clary em Cidade das Cinzas:
      " Não vivemos nem amamos em um vácuo. Existem pessoas ao nosso redor que se importam conosco,  e que ficariam magoadas, talvez arrasadas, se nos permitirmos sentir o que quisermos sentir."
                                                                                                          Jace, página 402

O(a) personagem do ano: IdrisPukke
Ele e suas reflexões deixaram o livro mais descontraído e me deram o que pensar. Ele parece ser um homem vivido e muito experiente, e me quase me deu vontade de pedir uns conselhos para ele.

O casal perfeito: Jace e Clary, Os Instrumentos Mortais
Um não suportava o outro e, com o tempo, perceberam que se gostavam. Até que, surpresa!! Eles são irmãos! Fiquei com muita pena deles e cada vez mais torço para que, de algum jeito, eles possam ficar juntos.

O(a) autor(a) revelação: Cassandra Clare e Licia Troisi
Elas conseguiram me conquistar! Tem uma ótima escrita, criam personagens fascinantes e sabem como fazer reviravoltas surpreendentes. Preciso de mais livros delas!!

Melhor livro nacional: Poderosa 5, o diário de uma garota que tinha o mundo na mão
Já tinha lido os outros da série, mas esse ainda não tinha sido lançado. Para mim, esse foi o melhor! Sergio Klein sabe como mostrar a realidade adolescente, com um toque de fantasia. Espero que a série continue!

Melhor livro que li em 2011: Despertada
House of  Night é sempre uma maravilha. Mas esse foi um dos melhores! O problema é que não acaba nunca. Quando eu penso que estou chegando no final, elas dão o nome de mais outro livro. Mas estou louca pelo próximo!!

Li em 2011 entre 34 e 40 livros

A minha meta literária para 2012 é:
Agora que estou entrando para o Ensino Médio, vou ter que ler um pouco menos. Mas quero ler coisas diferentes, fugir do meu padrão literário, ler mais devagar e, claro, postar mais no blog!

Espero que tenham gostado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...