02 janeiro, 2012

Retrospectiva literária 2011

Olá e feliz 2012! Espero que esse ano seja o melhor de todos, mais feliz, mais divertido, mais esforçado e mais literário! Só por isso, vamos fazer uma retrospectiva literária, que eu vi no blog Open Page e resolvi fazer.



RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2011

O livro infanto-juvenil que mais gostei: série The 39 Clues
Pelo menos, na biblioteca da escola eles estavam na prateleira da sexta série, mas eu os adorei do mesmo jeito! É uma leitura leve, divertida e acima de tudo, inteligente. As passagens de história sobre personalidades do mundo inteiro e as perseguições malucas e inesperadas combinaram tão bem quanto eu esperava!

A aventura que me tirou o fôlego: Jogos Vorazes
Para ser sincera, eu li os dois um seguido do outro mas foram tão maravilhosos que quase nem dá para comparar. Enquanto Katniss vive todo o perigo dos Jogos, disputando por sua vida.

O terror que não me deixou dormir: ??
Nada de terror, por favor! Não leio nada desse tipo, sou muito medrosa. E também o único filme que vi nesse estilo foi Sinais. Primeiro e último.

O suspense mais eletrizante: Gone
Tá bom, sei que não é um suspense de verdade, mas tem tanto mistério embolado que chega a parecer um. Toda aquela trama de perguntas e perguntas sem resposta nenhuma me prendeu até o fim - e estou louca para comprar a continuação.

O romance que me fez suspirar: Calafrio
Gente, esse é o melhor romance da face da terra, mesmo sendo o único que eu já li. Sim, pobreza ao extremo, porém muito fofo. O namoro de Sam e Grace é muito lindo, pois mesmo antes de se conhecerem melhor, já são completamente apaixonados. S2

A saga que me conquistou: Os Heróis do Olimpo
Rick Riordan é meu escritor favorito. Depois de me surpreender e amar a série Percy Jackson e os Olimpianos (a minha favorita do ano passado), ele voltou com tudo e a nova saga sobre o Acampamento Meio-Sangue. Mitologia, monstros, profecias, tudo assim, mas agora é grego e romano!

O clássico que me marcou: humm, nada de clássicos, por favor. Talvez no ano que vem?

O livro que me fez refletir:??
Isso é muito difícil, pois vários livros tem diversas passagens para reflexão, e eu parei para pensar em todas elas. Tais como as frases de Astrid em Gone, um pouco de A Mão Esquerda de Deus (que não cheguei a terminar) e mais uns outros.

Acho que Vampiro Apaixonado é parecido com uma sátira de Crepúsculo - vampiro charmoso, garota desastrada, enfim, vocês sabem - mas aqui Jessica não quer o vampiro. A história se inverte de vez e é Lucius quem tem que correr atrás. E claro, meu novo favorito de mitologia egípcia, que tem frases e trechos hilários de Sadie e Carter, que nunca perdem o bom humor.

O livro que me fez chorar: Traída
Ah, esse livro foi uma verdadeira história. Começa a ler, para no meio, volta a ler, para de novo, volta a ler e finalmente termina. Mas confesso que chorei na parte em que Stevie Rae morreu. Foi muito bem detalhado o sofrimento da Zoey, bem no momento em que a Stevie tinha ganhado a afinidade com a terra. Foi quase um capítulo inteiro de muitas lágrimas. Snif.

O melhor livro juvenil não-sobrenatural: série The 39 Clues
Sim, podem me chamar de repetitiva, mas eu sou mesmo! E, se não me engano, acho que foram os únicos livros não sobrenaturais que eu li esse ano (fora o projeto de leitura da escola). Bom, bom, muito bom mesmo! Palmas para os autores que assinam cada livro da série. Eles merecem!

O livro que me decepcionou: Enviados
Ah, eu queria muito ler esse. Estava curiosa sobre toda a trama e história, e no fim deu no que deu, como vocês ficaram sabendo pela resenha. Parecia ser tão legal, mas no começo foi só melosidade que eu odeio.

O livro que me surpreendeu: Jogos Vorazes
Na verdade, lê-lo nem estava nos meus planos. Tinha que escolher um presente de aniversário que vinha pelo correio e acabei que escolhi esse e Gone. Até demorei um pouco para ler porque estava com medo do que ia vir. E tá-dá, um dos meus favoritos do século!

A frase que não saiu da minha cabeça: Sei que isso foge da retrospectiva 2011, mas a minha frase favorita eu conheci no ano passado, em O Último Olimpiano, de Rick Riordan.
"Annabeth enxugou as lágrimas.
 - Houve um tempo em que pensei... bem, pensei... - Ela olhou para mim, como se estivesse com o fato de eu ainda estar vivo. E percebi que eu fazia o mesmo. O mundo estava desabando, e a única coisa que de fato me importava era que ela ainda estava viva. - Você era como um irmão para mim, Luke - ela disse suavemente. - Mas eu não o amava."

O(a) personagem do ano: posso passar o resto do dia citando nomes e mais nomes, mas acho que quem ganha o prêmio é Jessica, de Vampiro Apaixonado. Ela é forte, decidida e não faz o tipo de protagonista igual a tudo e todos. Eu ri bastante com ela também.

O casal perfeito: Sam e Grace (Calafrio), Percy e Annabeth (Os Heróis do Olimpo), Jessica e Lucius (Vampiro Apaixonado), Nora e Patch (Sussurro), Valerie e Peter (A Garota da Capa Vermelha), e por aí vai. Vocês já entenderam, não é?

O(a) autor(a) revelação: Beth Fantaskey
Ah, minha querida, você fez uma brilhante e divertidíssima estreia literária. Estou apenas esperando o próximo ser lançado aqui no Brasil.

O melhor livro nacional: oops, que vergonha! Eu li só um livro nacional em 2011, e porque fui terminantemente obrigada. E nem gostei muito. Melhor do que eu esperava, mas neca. Fica para o ano que vem. Minha vida fora de série me espera!

O melhor livro de 2011: definir em uma frase - impossível de escolher. Teria que ser pelo menos dez, em vários aspectos diferentes.

E por fim:

A minha meta literária para 2012 é:
Terminas as séries, sagas e trilogias! Eu começo várias e várias, mas até agora não terminei nenhuma. Preciso mudar essa história.

E bem, essa foi a minha retrospectiva literária. O blog passou por diversas mudanças, e todas elas construíram o que vocês estão lendo hoje! Espero que tenham gostado, e passo o questionário para todos que quiserem responder!

Eu li em 2011 aproximadamente 35 livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...